1) Idade de 30 a 60 dias procure fornecer ração apropriada e de boa qualidade, aproximadamente 70 gramas por dia. Colocar em recipiente apropriado. – Água potável e filtrada à vontade.
2) Com idade de 60 dias oferecer talos de couve ou uma folha pequena de almeirão a cada 03 dias.
Após 90 dias de idade, aumentar para quantidades diárias em pequenas porções: folha de couve, rama de cenoura, brócoli, almeirão, casca de maçã, pedaço de folha de bananeira, folha de beterraba ou tubérculos. - Naõ ofereça alface pois há risco de diarréia.
3) O filhote de coelho é um animal dócil e se adapta em qualquer ambiente, seu QI é alto e pode ser um excelente animal de estimação.
4) Ao transportá-lo segure-o pela pele das costas. Em dias de calor não deixe em lugares abafados, ex.: porta-malas ou expostos ao sol direto.
5) Chegando em casa, sítio ou chácara, coloque-o em uma gaiola, viveiro, etc., em um lugar tranqüilo para que o animal descanse antes de ser carregado.
6) O coelho normalmente não transmite doenças, nem raiva, a não ser que seja criado em lugares sujos e em contato com ratos.
7) O coelho é um animal limpo e asseado, não deve tomar banho.
8) DICAS: Se acaso o seu coelho apresentar diarréia ou resfriado, sintomas de apatia ou perda de apetite, procure ajuda de um veterinário.
9) Para coelhos de pelo longo (angorá), recomenda-se tosquiá-los a cada dois meses e meio, e escová-los duas vezes por semana.
10) Se seu coelho ficar solto cuide para que não tenha contato com fios elétricos, pois há o perigo de roê-los e receber descarga elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário