Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Toxoplasmose em Coelhos



*Causa: parasita protozoário designado Toxoplasma gondii (tem o gato como hospedeiro definitivo, e o homem e outros animais como hospedeiros intermediários). 
*Transmissão: comida ou água contaminada, pulgas e piolhos 


*Sintomas: febre, falta de apetite, prostração, muita sede, abdômen de tamanho aumentado, emagrecimento, anemia, diarréia fétida de cor esverdeada ou com sangue e convulsões (poderá existir paralisia da região posterior). 


*Diagnóstico: análise direta (através da identificação do parasita nas fezes) ou indireta (através de análises ao sangue para detecção de anticorpos específicos). 
*Tratamento: administração de antibióticos.

Um comentário:

  1. Ola, tinha um coelho que vivia solto no patio. Hoje pela manha vi ele no meio das bananeiras, onde parecia estar normal. em torno de uma hora depois, sai pra rua com minha filha e encontrei o coelho ao lado das bananeiras, me aproximei e coloquei a mao nele. Achei estranho pq ele nem se mexeu, passei a mao do lado e ele caiu de lado, parecia estar meio duro. Peguei ele no colo e trouxe pra area de casa, ele estava magro e parecia estar com os dentes cerrados. Tentei alimentar e dar agua, mas ele nem dava bola e nem conseguia se manter em equilibrio, caia a cabeça para os lados, as patas pareciam estar duras, se movimento. E em aproximadamente uns 40 minutos ele morreu e logo começou a inchar. Fiquei intrigada, porque no dia anterior ele estava bem, nao tinha nada, pulava faceiro pelo patio. O que pode ter acontecido com ele?? Obrigada Kelly.

    ResponderExcluir