Pesquisar este blog

sábado, 20 de março de 2010

alimentação de coelhos

A alimentação e um fator muito importante para a saúde do seu coelho. A escolha errada do alimento pode causar diarréia e levar o seu coelho à morte.

A fibra é importantíssima para regular o trânsito intestinal do seu coelho. Conseqüentemente, previne distúrbios digestivos. Dietas com teor de fibra inferior a 10% podem provocar diarréias. Neste sentido, a ração surge como a solução ideal para a correta nutrição do coelho, já que é uma mistura de ingredientes equilibrada que fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do coelho.
Além da fibra, a composição da proteína na ração dos coelhos é também de grande importância. Os aminoácidos (que formam essa proteína) são elementos fundamentais para o crescimento e a reprodução. Assim como as demais espécies, os coelhos exigem os 10 aminoácidos essenciais em equilíbrio quantitativo com os não essenciais. A deficiência de aminoácidos pode ocasionar crescimento retardado, diminuição de ganho de peso, pior conversão alimentar e, em casos severos, pode reduzir a habilidade em resistir a enfermidades.
Além de uma ração de qualidade e balanceada, para complementar a alimentação pode-se fornecer para o animal forragem verde como Capim braquiária, couve, almeirão, folhas de bananeira ou de outras árvores frutíferas, cenoura, aveia preta e outras hortaliças com exceção de alface.


Recomendações de uso da ração



Para coelhos em crescimento, fêmeas no terço final de gestação e fêmeas em lactação: à livre acesso. Para fêmeas em início de gestação, fêmeas de reposição e reprodutores: de 40 a 60 g/dia para cada kg de peso vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário