O coelho é um animal herbívoro, sendo um grande consumidor e transformador de celulose, aproveitando mais de 80% do existente nas forragens.
Portanto, os alimentos que entram em sua alimentação se baseiam principalmente em forragens e grãos embora, sob determinadas condições de sua exploração, sejam necessários cuidados especiais e é imprescindível adicionar alimentos de origem animal para equilibrar as rações, tornando-as mais indicadas para o crescimento, produções, crias, etc., pela inclusão dos elementos mais indicados para essas especializações.
A alimentação dos coelhos, em criações caseiras, não oferece os mesmos problemas que o arraçoamento nas criações industriais, comerciais ou em grande escala. Os coelhos de raça são animais selecionados para alta produção e necessitam de uma alimentação adequada, para que deles seja obtida maior produtividade. Nas criações caseiras, sua alimentação é feita à base de forragens, restos de horta, de podas de árvores e outras plantas.
Rami:excelente fonte de vitaminas
Nas criações caseiras, sua alimentação é feita à base de forragens, restos de horta, de podas de árvores e outras plantas.Os coelhos são animais de rápido crescimento e desenvolvimento precoce, que se manifestam devido à constituição química do leite da coelha, que é muito rico em proteínas e sais minerais. Sua desmama requer uma ração de relação nutritiva estreita, que pode ampliar-se à medida que o animal vai se aproximando da idade adulta.
Proporcionalmente a seu peso e tamanho, o coelho Consome e aproveita muito mais os alimentos do que os bovinos que seguem um regime de alimentação herbáceo muito parecido. O organismo dos coelhos é formado por matéria orgânica, sais minerais e água e as suas perdas têm que ser repostas, a fim de estabelecer o equilíbrio vital e atender ou regularizar as diversas funções do organismo, ou seja, circulação, respiração, secreção, etc.
Portanto, devem entrar na composição das rações, todos os princípios nutritivos necessários para formar o organismo animal ou os seus produtos. Assim, se queremos ter uma base para fazer uma alimentação racional dos coelhos, é preciso conhecer, não só a composição do seu corpo (água, proteínas, gorduras, hidratos de carbono e sais minerais), mas também a proporção dessas substâncias, o que varia muito, de acordo com diversos fatores como idade, estado orgânico, regime alimentar, sistema de criação, etc.
Portanto, os alimentos que os coelhos consomem normalmente, devem conter esses mesmos princípios nutritivos em proporções adequadas e de acordo com a categoria ou produção do coelho, isto é, ração de manutenção ou produção de carne, pele ou pêlo.
São as seguintes as substâncias que devem entrar no arraçoamento desses animais: Proteínas, Hitratos de Carbono, Gorduras ou Graxas, Vitaminas: A, C, D, E e K, Complexo B, Sais Minerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário