As fibras são vitais para o sistema digestivo dos coelhos, por isso o feno deve ser o principal constituinte da dieta, juntamente com a água. As dietas que consistem principalmente em ração podem levar à obesidade e aumentar os problemas digestivos.
Uma dieta correcta é constituída por cerca de 60% de feno e 25% de vegetais. Isto ajuda não só a uma dieta equilibrada como desgasta os dentes dos coelhos.
Tudo o que seja além disto é considerado uma guloseima e deve ser dado com moderação. Como complementos, deve deixar-se na gaiola uma pedra de sais e outra de cálcio, para evitar deficiências de minerais.
A introdução de novos alimentos deve ser feita gradualmente. Assim, deve dar-se apenas um alimento novo de cada vez (se se notar algum problema torna-se mais fácil descobrir a origem e eliminar o alimento da dieta).
Como apontamento, convém indicar que a cor da urina pode variar com a alimentação, chegando a atingir tons avermelhados.
Dieta equilibrada:
Fibras: > 18%
Proteínas: 12 - 16%
Gordura: 1 - 4%
Cálcio: 0,6 - 1%
Fósforo: 0,4 - 0,8%
Potássio: 0,6 - 0,7%
Zinco: 0,5%
Magnésio: 0,3%
Vitaminas (em especial A, D e E)
Água
O coelho deve ter sempre à disposição água limpa e fresca, de preferência em bebedouros de esfera por razões de higiene. O bebedouro deve ser lavado com regularidade para impedir o desenvolvimento de fungos.
Guloseimas
A fruta é tida como uma guloseima, dado o seu elevado teor de açucares. É recomendada apenas a ingestão de 1-2 colheres de chá de fruta fresca por dia. As guloseimas vendidas em lojas de animais são, geralmente, desnecessárias e nalguns casos posem causar problemas digestivos devido aos elevados valores de hidratos de carbono e açucares. Quando dadas, deve ter-se muita moderação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário