Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Troca de pêlos em Coelhos





O pêlo do coelho tem uma vida relativamente breve, chegando o momento em que cai naturalmente, sendo substituido por outro de formação recente. A este fenômeno dá-se o nome de muda.
Os pêlos se renovam em princípio na primavera e sobretudo no outono. A muda do outono, é a mais importante, pois prepara a pelagem de inverno destinada a proteger os coelhos contra as intempéries e os rigores do inverno em especial nas regiões mais frias.
Se o outono for relativamente seco e quente, a muda começa mais tarde, tratando-se de coelhos doentes ou mal nutridos a muda também atrasa e desenvolve-se lentamente e incompleta.
Observamos que os coelhos estão na muda quando passamos a mão no sentido contrário dos pelos (de trás para frente) e os mesmos se soltam, e também quando notamos que as gaiolas apresentam grande acúmulo de pelos.
A muda pode manifestar-se de diferentes formas:

- Muda Contínua: é o processo pelo qual o pêlo do animal pode cair em qualquer momento de sua vida, sendo substituído pelo novo.

- Muda de Infância: o coelho nasce com a pele completamente nua, e a partir do quarto dia de vida, começa a cobruir-se de um pêlo finíssimo e lanoso. No final da sétima semana de vida inicia-se a muda dos láparos, depois da qual o coelho aparece com o pêlo próprio da raça.

- Muda Anual: esta muda é a periódica, dependendo do meio ambiente e tendo lugar em épocas fixas, segundo o clima típico de cada região. A muda anual divide as peles em duas classes ou seja a de inverno e a de verão.

- Muda Patológica: pode ser determinada por alguma doença do animal ou problemas cutâneos.

A muda anual do coelho, produz-se no outono ou entrada do inverno, mas levando-se em conta que a maior parte dos nascimentos ocorre na primavera, observamos que o coelho adulto faz este tipo de muda em idade próxima dos oito meses, isto é quando acaba de se desenvolver e conta com reservas orgânicas suficientes, passando por este processo sem grandes problemas.
O criador tem possibilidade de dirigir e até influenciar na evolução da muda, fornecendo aos coelhos alimentação, instalações e manejo adequado.

12 comentários:

  1. Tenho uma dúvida quanto a troca de pelos do meu coelhinho. Ele ainda é bebê e está tendo agora sua primeira troca de pelos (ao fazer-lhe carinho ou pentear os pelos podemos observar os novos nascendo). Neste processo, é comum aparecer uma "poeira" branca, parecendo caspa? como se a pele dele estivesse descamando, só que em pouca quantidade.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao sei o meu coelho ta assim tambem ele tem 5 meses tem essas coisas nele parecendo caspa mas nao sie se da pra ver os pelos nascendo

      Excluir
  2. Meu coelho está trocando de pêlos, é normal o pescoço ficar quase pelado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito comun começar a cair ou no pescoço , ou atraz na cabeça ou perto do rabinho deles . Mas veja mt ele .. se ele coçar pode rasgar a pele e pode afetar ou ficar enchado e ai ele fica doente .

      Excluir
  3. minha coelha também esta com o pescoço quase pelado é normal?

    ResponderExcluir
  4. Ola boa tarde!!!!A minha coelhinha começou por lhe apareçer uma manchas mais claras k a cor do pelo e agora esta com imenso pelo a sair!!!!Posso dizer k tufos de pelo......Parto do principio k será a altura da mudança mas gostaria de ser esclarecida por alguém com mais conheçimento de causa!!!!Muito obriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mim está acontacendo agora...

      Excluir
  5. Oi meu coelho é preto com uma listra branca nas costas e o seu pelo esta se soltando como que ele vai ficar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai fivar cm poucos pelos mas logolo bai renaver outra q os pelos dele protegera do frio

      Excluir
  6. o meu coelho ainda não cresceu mais ja não é mais um filhotinho e poraqui ja é verão e o seu pelo esta se soltando é muito estranho e a sua listra atras é meio branca e meio cinza alguém sabe oque esta acontecendo com a minha Chica Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Muito legal cara, parabens pelo blog, especialmente porque voce não cria os bichinhos para serem comidos, o que é excelente! eu sou biologo e tenho um coelho branco de olhos vermelhos em casa, macho, cerca de uns 4 Kg não tenho certeza se é da raça, mas acho que é Branco Nova Zelandia. Ele sempre faz as mudas direitinho, agora ele ta trocando de novo, eu reparei que nas mudas anuais o pelo fica meio "bagunçado" e eriçado, mas isto deve ser normal não é? devido a nova pelagem que vem crescendo?
    o que voce acha disto?
    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Por favor me ajudem. Meu coelhinho está triste e deprimido, só fica deitado em um cantinho, não quer comer. Ele sempre foi muito comilão e brincalhão. Notei que as orelhas dele estão frias. Pode ser por causa da troca de pelos?

    Agradeço muito.

    ResponderExcluir