Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Troca de pêlos em Coelhos





O pêlo do coelho tem uma vida relativamente breve, chegando o momento em que cai naturalmente, sendo substituido por outro de formação recente. A este fenômeno dá-se o nome de muda.
Os pêlos se renovam em princípio na primavera e sobretudo no outono. A muda do outono, é a mais importante, pois prepara a pelagem de inverno destinada a proteger os coelhos contra as intempéries e os rigores do inverno em especial nas regiões mais frias.
Se o outono for relativamente seco e quente, a muda começa mais tarde, tratando-se de coelhos doentes ou mal nutridos a muda também atrasa e desenvolve-se lentamente e incompleta.
Observamos que os coelhos estão na muda quando passamos a mão no sentido contrário dos pelos (de trás para frente) e os mesmos se soltam, e também quando notamos que as gaiolas apresentam grande acúmulo de pelos.
A muda pode manifestar-se de diferentes formas:

- Muda Contínua: é o processo pelo qual o pêlo do animal pode cair em qualquer momento de sua vida, sendo substituído pelo novo.

- Muda de Infância: o coelho nasce com a pele completamente nua, e a partir do quarto dia de vida, começa a cobruir-se de um pêlo finíssimo e lanoso. No final da sétima semana de vida inicia-se a muda dos láparos, depois da qual o coelho aparece com o pêlo próprio da raça.

- Muda Anual: esta muda é a periódica, dependendo do meio ambiente e tendo lugar em épocas fixas, segundo o clima típico de cada região. A muda anual divide as peles em duas classes ou seja a de inverno e a de verão.

- Muda Patológica: pode ser determinada por alguma doença do animal ou problemas cutâneos.

A muda anual do coelho, produz-se no outono ou entrada do inverno, mas levando-se em conta que a maior parte dos nascimentos ocorre na primavera, observamos que o coelho adulto faz este tipo de muda em idade próxima dos oito meses, isto é quando acaba de se desenvolver e conta com reservas orgânicas suficientes, passando por este processo sem grandes problemas.
O criador tem possibilidade de dirigir e até influenciar na evolução da muda, fornecendo aos coelhos alimentação, instalações e manejo adequado.

42 comentários:

  1. Tenho uma dúvida quanto a troca de pelos do meu coelhinho. Ele ainda é bebê e está tendo agora sua primeira troca de pelos (ao fazer-lhe carinho ou pentear os pelos podemos observar os novos nascendo). Neste processo, é comum aparecer uma "poeira" branca, parecendo caspa? como se a pele dele estivesse descamando, só que em pouca quantidade.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao sei o meu coelho ta assim tambem ele tem 5 meses tem essas coisas nele parecendo caspa mas nao sie se da pra ver os pelos nascendo

      Excluir
    2. O meu ficou assim tbm,levei no veterinário,tomou uma injeção e melhorou

      Excluir
  2. Meu coelho está trocando de pêlos, é normal o pescoço ficar quase pelado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito comun começar a cair ou no pescoço , ou atraz na cabeça ou perto do rabinho deles . Mas veja mt ele .. se ele coçar pode rasgar a pele e pode afetar ou ficar enchado e ai ele fica doente .

      Excluir
    2. O pelo da minha coelha está caindo muito e ela puxa co. A boca e sai em grande quantidade , isso é normal?

      Excluir
    3. O meu coelhinho também está assim com os pelos caindo,e mais pela parte detrás das orelhinhas dele e do nariz e normal cair nesse canto

      Excluir
    4. Sim é normal cair pelo do coelho no pescoço por que esta preparando para nascer novos pelos.

      Excluir
  3. minha coelha também esta com o pescoço quase pelado é normal?

    ResponderExcluir
  4. Ola boa tarde!!!!A minha coelhinha começou por lhe apareçer uma manchas mais claras k a cor do pelo e agora esta com imenso pelo a sair!!!!Posso dizer k tufos de pelo......Parto do principio k será a altura da mudança mas gostaria de ser esclarecida por alguém com mais conheçimento de causa!!!!Muito obriga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mim está acontacendo agora...

      Excluir
    2. Antônio, meu coelho ele veio lindo, só depois q passou conhece o quintal não quer mais fica dentro de casa,e nele ao lado do branco está aquele boraco de pelo caído , é normal?outra queria saber quanto tempo um coelho viver, tô morredo de medo do meu coelho morre, já mim apeguei com ele

      Excluir
  5. Oi meu coelho é preto com uma listra branca nas costas e o seu pelo esta se soltando como que ele vai ficar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele vai fivar cm poucos pelos mas logolo bai renaver outra q os pelos dele protegera do frio

      Excluir
  6. o meu coelho ainda não cresceu mais ja não é mais um filhotinho e poraqui ja é verão e o seu pelo esta se soltando é muito estranho e a sua listra atras é meio branca e meio cinza alguém sabe oque esta acontecendo com a minha Chica Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Muito legal cara, parabens pelo blog, especialmente porque voce não cria os bichinhos para serem comidos, o que é excelente! eu sou biologo e tenho um coelho branco de olhos vermelhos em casa, macho, cerca de uns 4 Kg não tenho certeza se é da raça, mas acho que é Branco Nova Zelandia. Ele sempre faz as mudas direitinho, agora ele ta trocando de novo, eu reparei que nas mudas anuais o pelo fica meio "bagunçado" e eriçado, mas isto deve ser normal não é? devido a nova pelagem que vem crescendo?
    o que voce acha disto?
    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Por favor me ajudem. Meu coelhinho está triste e deprimido, só fica deitado em um cantinho, não quer comer. Ele sempre foi muito comilão e brincalhão. Notei que as orelhas dele estão frias. Pode ser por causa da troca de pelos?

    Agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem q levar no veterinário pq pode ser bola de pelo obstruindo o estomago ou gases.

      Excluir
  9. Olá por favor tenho uma dúvida. O pêlo do meu coelho ta caindo faz um tempo, e em algumas regiões os pêlos estão grudados a tal ponto que consigo tirar as vezes em pedaços. Isso é normal? Tô muito preocupada.

    ResponderExcluir
  10. meu coelho deve ter uns tres meses e esta com uma falha grande de pelos na costa to preocupada nao sei se e troca de pelo ou se e sarna alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Minha coelha trocou o pelo, mudou de cor, era cinza ta ficando marrom, nao trocou no pescoço e no peito e nem na parte de trás, keria ela td cinza como antes, pq mudou a cor??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, o meu tbm é cinza branco no peito, só acho estranho q do lado o pelo ficou uma listra parecendo um buraco, mais olhei era parti do pelo caiu

      Excluir
  12. Minha coelha trocou o pelo, mudou de cor, era cinza ta ficando marrom, nao trocou no pescoço e no peito e nem na parte de trás, keria ela td cinza como antes, pq mudou a cor??

    ResponderExcluir
  13. Me ajudem por favor!. Meu Coelho está com 6 meses. É branco mas agora está formando uma borda escura acinzentada nas costas. Isso é normal?.Ou está doente?

    ResponderExcluir
  14. Me ajudem por favor!. Meu Coelho está com 6 meses. É branco mas agora está formando uma borda escura acinzentada nas costas. Isso é normal?.Ou está doente?

    ResponderExcluir
  15. Meu coelho está com perda de pelo debaixo do pescoço, está uma pequena parte a carne viva sem nenhum pelo oque será isso é grave pode me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se esta acontecendo isso é melhor procurar um veterinário porque isso não é normal, e eu lhe falo com certeza.

      Excluir
  16. O meu coelho tem 3meses comigo ,chegou um bebê, e arredores do pescoso e das orelhas ,os pelo dele esta tipo molhado ,e isso esta passando pra perninha dele ,estou preocupada , isso e um fungo ,bactérias ou e a troca de pelos ?

    ResponderExcluir
  17. Meu coelho é macho e na casinha dele ta cheia d pelo como se ele tivesse arrancado para fazer ninho.mas ele n tem uma fêmea

    ResponderExcluir
  18. Oi, por favor meu coelho está com os pelo perto do nariz esbranquiçado e mais curto, é normal ou é alguma doença?

    ResponderExcluir
  19. Minha coelhinha é branquinha da raça lions, está com uns 3 anos, o pêlo cai muito mais não fica buraco na pele, queria saber se é normal!

    ResponderExcluir
  20. Nasceu um papo peludo na minha coelhinha, agora está soltando muito pelo, é normal?

    ResponderExcluir
  21. Meu coelho tem 2 meses e no pescoço logo atrás da orelha caiu todo o pêlo o que pode ser? Ele esta junto de outro coelho macho sera que estão brigando?

    ResponderExcluir
  22. o meu coelho a parte de tras da orelha dele ta ficando sem pelo mais ta dando umas cascas isso é normal

    ResponderExcluir
  23. Meu coelho é branco e as orelhas de uns dia pra cá estão ficando escuras o quê pode ser alguém me ajuda...

    ResponderExcluir
  24. boa noite eu tenho um coelho de 4 meses aconteceu que o cachorro acabou mordendo nele e arrancou todo o pelo das costas dele eu queria saber se esses pelos vão crescer novamente? Ficou bem desregular o pelo dele

    ResponderExcluir
  25. Boa noite meu coelho esta com 7 meses ele mesmo começou rancar seu próprio pelo é normal?

    ResponderExcluir
  26. Olá boa noite estou com uma dúvida, meu coelho é branco de olho vermelho, porém depois que ele cruzou não sei se tem algo haver mas agora as orelhas e nariz ganharam uma cor escura está com uma mancha enorme no nariz bem preta e as orelhas estão 70% escuras. Ele sempre foi uma bolinha de neve e eu não sei a idade dele pois foi encontrado na rua a alguns meses. Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho um coelho branquinho dos olhos vermelhos da raça mini Lion, e já tem mais de um mês em que caiu os pêlos do pescoço dele d não nasceu ainda, será normal?

    ResponderExcluir